POR QUE APRENDER ESPANHOL
O ESPANHOL NO MUNDO
Segundo dados do projeto Ethnologue, o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo (depois do mandarim e acima do inglês).
- Hoje 600 milhões de pessoas se comunicam em espanhol ao redor do planeta, segundo recente estudo.
- É o terceiro idioma mais falado no mundo e a segunda língua mais falada no mundo como língua nativa, depois do mandarim.
- Pelo menos 280 milhões de pessoas estudam espanhol no mundo.
- É a segunda língua mais falada no mundo dos negócios e de comunicação internacional.
- É um dos idiomas de maior amplitude geográfica: 21 países têm o espanhol como oficial.
Nove deles são nossos vizinhos na América do Sul. - É língua oficial na ONU, na UNESCO, na União Europeia e no MERCOSUL.
- Já são mais de 400 empresas espanholas e latino-americanas radicadas no Brasil.
- Segundo especialistas, o mercado da América Latina será um dos que mais trará impacto para a economia deste século.
- Nos Estados Unidos, é o idioma estrangeiro mais ensinado nas escolas e universidades. Mais de 70% dos alunos escolhem aprender espanhol como segunda língua.
- Nos Estados Unidos há mais de vinte por cento de hispano-falantes.
- No processo de seleção para uma empresa, o domínio de mais de uma língua estrangeira é um dos fatores decisivos para a contratação.
- Na Ásia é grande a demanda para aprender espanhol.
- Falar uma língua estrangeira amplia os horizontes profissionais, culturais e pessoais. Quem fala um segundo idioma sai sempre na frente. Aprender espanhol hoje, é uma alternativa global.
Por tudo isso é que o espanhol tornou-se a segunda língua mais difundida no âmbito dos negócios e da comunicação internacional, depois do inglês. Comparando-se o uso de ambas as línguas no universo digital, nota-se claramente o crescimento do idioma hispânico: segundo dados do World Internet User Statistics, o uso do espanhol na web teve um aumento de 807% na primeira década do século 21. Os números são impactantes também nos Estados Unidos: em 20 anos, a população americana de hispano-falantes dobrou de tamanho. É o idioma estrangeiro mais ensinado nas escolas e universidades americanas.
O ESPANHOL NO BRASIL
No Brasil, o espanhol é, atualmente, a língua estrangeira mais estudada depois do inglês. Cada vez mais, o espanhol tem sido visto como uma valiosa ferramenta profissional, capaz de alavancar carreiras e oferecer oportunidades de aumento salarial.
Por conta disso, o brasileiro se confronta hoje com duas línguas universais: não apenas o inglês, mas também o espanhol. Trata-se agora de uma ferramenta crucial de comunicação, não só com os países de fala hispânica, mas também com os Estados Unidos, onde o espanhol já é a segunda língua mais falada. Além disso, a economia brasileira dos últimos anos estreitou relações com países hispânicos. Por outra parte, a crescente instalação de empresas de origem hispânica no Brasil tem criado uma demanda no sentido inverso: hispano-falantes recém-estabelecidos no país com a necessidade de aprender o português.